segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dando uma de turista

Em tempos de crise - mas não só nesses tempos - podemos encontrar alternativas para a falta de grana para viajar, apenas olhando com outro olhar para as ruas por onde passamos diariamente. Você já experimentou fazer isso? Olhar para a paisagem do dia-a-dia como se nunca a tivesse visto antes? É uma experiência enriquecedora, pode ter certeza.

Assim, no último sábado decidi convidar minha mãe para fazermos o city tour daqui. Há anos existe o que chamamos de linha turismo, que consiste em um ônibus de dois andares onde o segundo piso é aberto e que percorre as principais ruas da área central da cidade, com um guia turístico bilíngue contando a história e as curiosidades dos prédios, praças, avenidas e monumentos por onde passamos. Seria um pequeno presente de dia das mães para ela, mas era um passeio que eu também queria fazer há tempos!

Existem dois itinerários do city tour: o passeio tradicional (o que fizemos) e o roteiro zona sul que é mais verde. Sim, nossa zona sul concentra bairros mais abastados como a zona sul de outras cidades, mas é caracterizada especialmente pelo contato com a natureza. Esse passeio ainda quero fazer muito em breve também.

No passeio escolhido passamos pelo complexo arquitetônico da UFRGS, parques da Redenção e Moinhos de Vento, Planetário, rua 24 de outubro, shopping Total - que é na verdade um conjunto de prédios antiquíssimo em um bairro de origem alemã e o shopping mais original da cidade nesse aspecto, pois não é um prédio quadrado com lojas de grife como os demais -, Theatro São Pedro, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana (todos em volta da praça da Matriz), praça da Alfândega, o cartão-postal da cidade que é indiscutivelmente a Usina do Gasômetro, a belíssima orla do Guaíba, o estádio Beira-rio (argh!), indo até o shopping mais up do momento, o Barra Shopping Sul, voltando para a zona central da cidade (e me obrigando a passar de novo pelo estádio colorado, argh!!!), finalizando com uma volta próxima ao Olímpico e o Museu de Porto Alegre. Tudo isso complementado por um sábado de céu azul e vento no rosto.

Tirando o fato de só termos minha mãe e eu de gremistas no ônibus e termos de aturar colorados frenéticos ao passar pelo estádio deles, e também o fato de o ônibus preterir o templo do Imortal Tricolor em função dos "campeões de tudo", o passeio foi bem legal. Ouvir curiosidades sobre a maioria desses pontos trouxe um novo ponto de vista e nos sentimos um pouquinho turistas dentro do próprio ninho. Sensação diferente e muito boa!
E pude perceber que, sim, há turistas nessa cidade mesmo fora de época, pois estávamos entre americanos e franceses no ônibus. Lembrou-me um pouco o hostel paulista do último ano... saudade!

E recomendo também você abstrair a rotina e olhar para a sua cidade com olhos de turista. Observar o estilo arquitetônico daquele prédio, identificar estátuas nas praças, sentar em um banco e admirar a paisagem, tirar fotos, caminhar olhando para cima, para os lados, devagar (sempre que possível) e respirando a cultura da cidade. Ah! E visitar exposições! Não costumamos frequentá-las, mas uma visitinha no horário de almoço do trabalho já vale muito a pena.
Você se surpreenderá!

Um comentário: