quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cariocas

Há uma música da Adriana Calcanhotto com esse título e cuja letra explica um pouco do porquê que eles, os cariocas, têm um magnetismo tão grande para encantar as mulheres. Ok, eu sei que haverá leitoras que discordarão dizendo que para elas não faz diferença ou mesmo não suportam cariocas, entretanto ainda conheço um monte de mulheres que são fissuradas.
Eu particularmente sou fã confessa.

"Cariocas são bonitos 
Cariocas são bacanas 
Cariocas são sacanas 
Cariocas são dourados" 

Todos os que conheci tem um quê de malandragem, ou de sagacidade - como diria a noiva de dois textos atrás - que não há brasileiro de outra região que possua. É algo natural, o cara não precisa pagar de descolado nem de pegador porque simplesmente ele tem a manha. Será que dá pra resumir isso em charme? Acho que não... é algo mais.
E conheci, nesse caso, não significa necessariamente caras com quem tive alguma coisa. Falo de amizade também. Já tive chefe carioca, colega de trabalho carioca, amigos, etc e tal. Se é que me entendem. :o)

"Cariocas são modernos 
Cariocas são espertos 
Cariocas são diretos 
Cariocas não gostam de dias nublados" 

Para eles não tem tempo fechado. São animadíssimos e estão sempre pelo agito. Têm uma energia boa, iluminada, uma criatividade diferente. Eu os definiria como um choppinho na av. Atlântica no final da tarde ao som de drum'n bass aplicado sobre bossa nova. Se você já fez isso entenderá a vibe de que estou falando.
Eles transformam qualquer papo furado em uma conversa interessantíssima, mesmo que o assunto comece com alguma discussão musical (e a cena musical carioca é controversa pra caramba!). Quando menos se dá conta, já se está sentada trocando diversas impressões sobre tudo com eles.

"Cariocas nascem bambas 
Cariocas nascem craques 
Cariocas têm sotaque 
Cariocas são alegres" 

O próprio sotaque me encanta. Que me perdoem mineiros, paulistas, nordestinos e catarinos, mas nenhum sotaque é charmoso como o deles. Tirando os que exageram ao carregar nos "X" e nos "R", um sotaque carioca natural é metade do conteúdo do cara.

"Cariocas são atentos 
Cariocas são tão sexys 
Cariocas são tão claros 
Cariocas não gostam de sinal fechado"

Diferentemente dos outros brasileiros - e aqui vale ressaltar que gaúchos são bem mais travados - eles são adeptos da filosofia de que "o não você já tem; o que vier é lucro". Diante disso eles se jogam, o que facilita muito as coisas para nós. Quem dera que todos entendessem essa equação equilibrada ousadia + bom senso. Até porque não estou dizendo que não existam cariocas que passem dos limites. Em compensação o que existe de homem por aí que não chega nem perto...

Enfim, muitos deles poderiam se mudar pra cá... eu agradeceria sinceramente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário