quarta-feira, 8 de abril de 2009

Comendo mal, dormindo pouco

Sinais de stress, sinais dos tempos!

Relembrando "o que comi ontem", vejo que nas últimas semanas a quantidade de comidas engordantes do cyber, mais os salgadinhos comidos em casa, mais as barrinhas de chocolate na faculdade, mais as pizzas do congelador, mais os cafés-da-manhã corridos e as cervejas dos horários livres acabaram com meu propósito de manter uma alimentação correta. Coisa que tinha tomado por hábito ainda nos tempos em que morava com meus pais.

Aí vem a reflexão: o que é que pode fazer com que percamos nossas metas assim tão facilmente?

No meu caso foram os horários desregulados pelo excesso de horas-extras no trabalho, aliados à própria atribulação de fazer o possível e o impossível para garantir a entrega do projeto. Vindo isso atravessado no começo do semestre acadêmico, o sonho de ter um 2009 feliz e tranquilo foi por água abaixo já no terceiro mês do ano!

É da natureza humana descontar o stress no que pode trazer algum prazer. Então as comidinhas saborosas e a cervejinha relaxante são uma forma prática e rápida de se ter prazer. Claro que existem outras formas, e cada um vai em busca do que pode lhe proporcionar mais prazer, mas no meu caso percebi que havia uma necessidade de ter mais "sabor" no dia-a-dia.
Minha mãe chamaria isso de carência de sal no organismo, hehe, mas eu sempre procuro enxergar mais além, e sempre de uma forma subjetiva.

Poderá ser pelo simples gosto da transgressão; da quebra das regras. É muito comum eu "quebrar todas as regras" quando me sinto oprimida. Impulsiva e imediatista, eu sei, eu sei. Fato é que acabo sempre pagando o preço por isso. Na balança, nas relações, no tempo perdido, enfim.

Por outro lado, penso que se estou estressada com essa falta de tempo livre, quanto menos satisfeita estaria se estivesse vivendo em uma calmaria. Ou sou do tipo de pessoa que nasceu para a atribulação, ou fui moldada pelo ritmo de vida alucinado. De qualquer forma, quando brinco que vou deixar a carreira para montar um quiosque em alguma praia catarinense, vejo que é apenas uma válvula de escape - ou uma catarse, como diz um amigo meu - porque voltaria correndo em no máximo 3 meses procurando uma empresa de tecnologia com projetos bem caóticos para trabalhar!

Um comentário:

  1. vou ser o advogado do diabo!
    acho q vc pode optar: a pizza do congelador ou uma suculenta salada? tudo é uma questão de opção. qm comprou os chocolates? pq na hora da compra não foi uma barrinha de cereal?
    porém, te entendo. eu comecei um projeto verão 2010 que não está indo muito bem, mas eu culpo uma depre. tenho sorte de minha mãe ter me ensinado a ter uma alimentação hipersaudável, mas os exercícios, não tenho feito... poderia estar fazendo flexões agora, mas optei por comentar no teu blog!
    saudades, bjão!

    ResponderExcluir