quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Entrei Vicky e saí Cristina

Há algumas semanas estava tentada a assistir ao último filme de Woody Allen. Sabendo que as críticas à obra não são muito favoráveis, mas ciente de que um bom filme é aquele que lhe move o coração, fui conferir o que era uma certeza desde quando li a sinopse do longa: na galeria de tipos que Woody traz eu era Vicky, sem sombra de dúvidas. Entrei na sala de cinema disposta a ouvir o que ela tinha a dizer sobre o amor.

Qual não foi minha surpresa quando já nos primeiros vinte minutos de história me vi em Cristina. Indefinida, inconformada com os padrões social-afetivos, inquieta e inconstante. In, in, in. Negação até a última ponta dos fios de cabelo loiríssimos. Ok, apenas nesse ponto ela não sou eu.

Enquanto Vicky casou-se com um executivo de vida preta-e-branca novaiorquina, mesmo tendo sido irreversivelmente sacudida por uma aventura catalã, percebia o quanto essa não é a esperança que tenho para um relacionamento. A cor de Barcelona, a spanish guitar das noites de verão, o ar bucólico das casas, o senso estético e a displicência do artista, a quebra de paradigmas que a mente livre proporciona... são ideias que me atraem, em detrimento do futuro predefinido que um homem de carreira tradicional ofereceria.

Tudo bem que ganhar de brinde uma ex-esposa desequilibrada não é nada bom. Muito menos encarar um relacionamento com ela, até porque como costumo dizer, "qualquer coisa entre duas pessoas e quatro paredes é válida; mais pessoas ou menos paredes, estou fora". Mas confesso que o grau de entrega de Cristina à nova experiência com um sedutor espanhol quase desconhecido me remexeu a alma.

E o fato de essa história ter sido rodada em Barcelona é um atributo à parte. Qualquer filme cujo pano de fundo seja a Europa me ganha nas primeiras cenas!
Ainda acredito que Deus me jogou no mundo na época errada e no continente errado.

Em resumo: recomendo Vicky Cristina Barcelona.
Preferencialmente saboreado com um bom vinho, que foi do que senti falta no cinema hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário