quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Música de quinta: Do the evolution, por Pearl Jam

Independentemente de crer ou não no fim do mundo em 2012 ou qualquer outro ano próximo, não tem como não ficar aterrorizada com a resposta que a natureza - ou Deus, para quem crê - tem nos dado para a conduta humana cada vez mais agressiva. Já entrei em conflito na universidade ao discutir os objetivos do homem a médio e longo prazo em relação ao mundo, sua ética, sua consciência. Mas também já fui contra o discurso eco-chato vazio que a maioria das instituições profere. A questão não é o que todos dizem ser bom, mas o que fazem de bom.

E aí estão catástrofes como o terremoto no Haiti, as enchentes pelo Brasil, os furacões que há muito tempo assolam cidades, tsunamis de maior ou menor escala... algo está errado. O que será?

Meu palpite vem com a bomba musical de Pearl Jam, cuja letra dessa vez vai em português para deixar bem claro:




Faça a Evolução

Woo...
Eu estou a frente, eu sou o homem
Eu sou o primeiro mamífero a usar calças, yeah
Eu estou em paz com minha luxúria
Eu posso matar pois em Deus eu confio, yeah
É a evolução, baby

Eu estou em paz, eu sou o homem
Comprando ações no dia da quebra
No frouxo, eu sou um caminhão
Todas as colinas rolantes, eu irei aplanar todas elas, yeah
É comportamento de rebanho, uh huh
É a evolução baby

Me admire, admire meu lar
Admire meu filho, ele é meu clone
Yeah yeah, yeah yeah
Esta terra é minha, esta terra é livre
Eu faço o que eu quiser, irresponsavelmente
É a evolução, baby
Eu sou um ladrão, eu sou um mentiroso
Esta é minha igreja, eu canto no coro
(Aleluia, Aleluia)

Me admire, admire meu lar
Admire minha música, aqui estão minhas roupas
Porque nós conhecemos, apetite por banquete noturno
Esses índios ignorantes não tem nada comigo
Nada, por que?
Porque é a evolução, baby!

Eu estou a frente, eu sou avançado,
Eu sou o primeiro mamífero a fazer planos, yeah
Eu rastejei pela terra, mas agora eu estou alto
2010, assista isso ir para o fogo
É a evolução, baby!
É a evolução, baby!
Faça a evolução
Venha, Venha, Venha

Um comentário: