segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um sorriso, com licença, por favor, obrigado

Não é difícil ser uma pessoa boa, apesar de o mundo ser mau </mode pink on>.
O problema é que cada vez mais os indivíduos levam à sério esse termo e se comportam com uma individualidade absurda, uma tal força de vontade em olhar para o próprio umbigo e em acreditar que são mais importantes do que a pessoa que está à sua frente, que volto a afirmar que tenho crido cada vez menos na reciprocidade humana.

Exemplo 1: você está em um restaurante lotado, almoçando em uma mesa próxima à atendente responsável por indicar aos clientes lugares disponíveis para se acomodarem. Enquanto você ao abordá-la pediu "uma mesa de um lugar, por favor", observa que, estatisticamente, 80% dos demais clientes a miram com uma expressão de superioridade e dizem "X lugares". Ela aponta uma mesa disponível e os inflados egos rumam até lá sem sequer a olharem de volta. Agradecer então, nem pensar, afinal "ela não está fazendo mais do que a sua obrigação". Concordo que ela é remunerada para isso, mas... custa ser gentil? Dane-se se você é um executivo de uma instituição financeira renomada! Todo mundo merece um sorriso para tornar seu expediente mais agradável.

Exemplo 2: você está no táxi lotação indo para o trabalho e pede para o motorista lhe deixar na esquina fulana de tal, direcionando-lhe um sorriso ao terminar de falar. Enquanto você está pagando a tarifa, uma educada (NOT!) senhora passa à sua frente na porta do coletivo, entrega o dinheiro ao motorista e desce sem dizer palavra. E sai batendo o saltinho calçada afora. Você agradece ao motorista, desejando um bom dia a ele e desembarca, ainda sem compreender por que raios as pessoas são tão estúpidas. E não adianta argumentar que essa pessoa poderia estar em um mau dia ou com algum problema pessoal porque isso jamais justifica falta de gentileza, e, além do mais, nossos próprios problemas cabem somente a nós.

Exemplo 3: em uma balada relativamente cheia, você espera pacientemente na interminável fila do banheiro feminino a sua vez de dar uma retocada no make e tal tal tal. Inúmeras espertas (que não estão bêbadas nem nada) tentarão passar à sua frente usando a famosa tática de educação em baladas empurrando se vai ao longe. Você, ainda educadamente, fecha a passagem pela porta com o seu braço e diz "desculpe, mas existe uma fila, por favor a respeite". Certamente a esperta lhe fitará com a pior cara do mundo e tentará forçar a passagem, no que você perderá a paciência e... deixará o pé para ela tropeçar. Já fiz isso é dá muito certo! Não tem preço ver a piriguete cair do salto, você continuar olhando e dizer-lhe que se ela tivesse respeitado a fila, não estaria cheirando o chão do banheiro.

Exemplo 4... não, chega de exemplos. Já deu para perceber que o que me incomoda é a falta de educação com que muitas pessoas tratam quem está à sua volta. Se na grande maioria dos seus contatos sociais você utilizar ou um sorriso, ou pedir licença, dizer um "por favor", ou um belo "obrigado(a)", estará seguramente colaborando para o bem das relações humanas.
Não é difícil, não dói e faz uma grande diferença para quem te ouve!

2 comentários:

  1. Faltou o exemplo 5... Ler os posts, fazer de conta que não leu e comentar os posts só para "flamear" e "mimimi'zar'" a Blogueira!!!

    Excelente post !

    ResponderExcluir
  2. Yeap, querido, isso também acontece!

    ResponderExcluir