domingo, 20 de dezembro de 2009

O meme da década

Há 10 anos...

Eu tinha terminado o ensino médio e, tendo apenas 16 anos, procurava entrar no mercado de trabalho. Meus pais não quiseram que eu estagiasse durante o segundo grau, o que me fez sair da escola sem nenhuma experiência (será?). Em 1999 engatei uma má experiência em um escritório de um turco maluco (que durou os exatos 90 dias de contrato, aleluia!), fiz alguns trabalhos informais... profissionalmente foi um ano perdido.
Nesse período eu me dediquei a trabalhos voluntários, frequentava - por grande poder de convencimento da minha mãe - uma igreja cristã muderrrna que não sai da mídia até hoje e ali, há de se dizer, fiz muitos bons amigos. Era de certa forma divertido e aprendi ensinamentos importantes para trazer na minha bagagem de vida. Há 10 anos as pessoas que faziam aquela igreja eram mais sérias, ao menos aqui na cidade. Mas em função dessa comunidade cristã eu acabei ficando away de uma série de coisas não menos importantes para uma adolescente.


Há 5 anos...

Eu passei de estagiária de desenvolvimento web para meu primeiro emprego formal na área. Já tinha trabalhado por um bom tempo na área financeira, manjava tudo do dinheiro dos outros mas não via a cor do meu. Aí, seguindo a máxima do mercado de TI onde o networking faz as oportunidades pintarem, fui trabalhar em uma agência digital onde fiz outros muitos amigos maravilhosos. Nesse ano eu terminei o curso técnico em sistemas de informação, fiz cursinho pré-vestibular para entrar na dona UFRGS (e desde então venho pirando com ela).
Em 2004 eu já tinha voltado do meu período away e estava bombando por aí. Mas confesso que sinto falta/me arrependo de não tê-lo feito muito antes. É algo que não está resolvido para mim até hoje. Ou melhor, deixou sequelas na auto-estima, se é que você me entende.


Há 2 anos...

Fazia muita festa. Fui a Buenos Aires com amigos. Chutei meu emprego de então 3 anos na agência digital. Comecei a fazer academia quando me dei conta de que estava MUITO descontente com meu corpo e que isso atrapalhava meu bem-estar emocional. Já tocava a faculdade em um ritmo mais light, ligando o foda-se para professores e cadeiras idiotas. Passei a ser menos tolerante com pessoas e situações que atrasam minha vida ou tentam me fazer de trouxa. Enfim, foi o ano em que decretei definitivamente o fim da Tati complacente. Deu para perceber, né?


Há 1 ano...

Saí da casa dos meus pais. Conheci novos amigos e amigas que me proporcionam até hoje experiências muito boas. Retomei contato com uma amiga com quem tinha brigado feio anos antes, quando eu ainda era boazinha e só queria ajudar-lhe a enxergar uma burrada que tinha feito. Convenci amigas a ir para o carnaval no Rio às vésperas do feriadão - e finalmente fiz os passeios turísticos que ainda não tinha me pilhado de fazer; conheci São Paulo. Finalmente aprendi a dor de receber um "não" de alguém por quem era realmente apaixonada (o sentido era seeeempre inverso). Comecei a trabalhar em uma empresa onde reaprendi a valorizar e respeitar uma liderança efetivamente competente, e onde finalmente voltei a me sentir desafiada.


Ontem...

Trabalhei à tarde e à noite na entrega de um projeto de final de ano. Comi um xis gigante com os co-workers e passei mal. Fiquei feliz porque o pé torcido durante a semana parou de doer. Fiz uma faxina rápida no apê. Resmunguei pela centésima vez que minha janela não tem vista e continuei não me pilhando de gastar com mudança a essa altura do ano.


Amanhã...

Tentarei cumprir a promessa de acordar cedo. Tentarei comprar a passagem para a praia no Natal, para ver meus pais. Incomodarei a imobiliária para trocar um móvel tomado de cupins da proprietária do apê. Almoçarei coisas saudáveis. Decidirei se me matricularei na academia ainda esse ano ou não. Provavelmente não farei nem metade dessas coisas.

*****

O meme que vi tinha mais itens para responder, mas curti apenas essa retrospectiva da década. Afinal, faltam dez dias para acabar os anos 00 e não tivemos tempo de fazer uma revisão do que foram esses últimos anos em um novo milênio tão aguardado por uns, tão idealizado tecnologicamente por outros.
Óbvio que não escrevi uma porção de acontecimentos importantes porque simplesmente não me lembrei deles, ou não consegui lembrar se realmente ocorreram nos anos em que penso. Memória é algo que não funciona em mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário