domingo, 29 de março de 2009

Como é que se gerencia o tempo?

Dia desses conversando com os meninos no horário de almoço do trabalho, estávamos comentando que uma vez que trabalhamos nove horas por dia, sobram longas quinze horas para se fazer o que se quiser! Ou seja, quase dois terços do dia, que maravilha!
Óbvio que estávamos zoando, pois somos unânimes em afirmar que essa carga horária é muito maior do que o necessário. Quem, nessa vida, trabalhando com criação, consegue produzir com hora marcada e em cronometradas nove horas diárias? Isso, claro, sem sequer entrar no mérito do tempo gasto com deslocamento, refeições, banho e tal, porque justamente o objeto dessa reflexão são elas: as atividades rotineiras que acabamos encarando como coadjuvantes no dia-a-dia.

Para muitos comer é uma fonte única de prazer. Logo, as horas gastas em preparar/comprar/saborear as refeições fazem parte da lista de coisas que gostaríamos de ter tempo para fazer direitinho.
Um bom banho - especialmente para nós, mulheres - é um ritual demorado e indispensável para colocar em dia a beleza. Estou falando daquele banho com esfoliação, hidratação nos cabelos, óleo sobre o corpo, tônico facial, secador... um capricho só, mas para o qual só me sobra tempo no fim-de-semana (e olhe lá, que nem finais de semana de folga tenho tido).

Então essa é a questão: como encontrar tempo para fazer caprichosamente as atividades que desejamos?

Se trabalha tanto, se estuda tanto, chega-se em casa e tem-se apostilas e livros para ler, roupa para lavar, e-mails para checar, louça na pia, novela na tv (ok, ok, depois de a Flora ter ido embora não tenho mais assistido), mas enfim.

Com tantas obrigações, quando amigos ligam pra tomar uma cervejinha ali no bar da esquina é preciso dizer não. A academia que fica do outro lado da rua está esperando minha matrícula há meses. Minha mãe ficou triste por eu não ter ido vê-la hoje. As viagens que quero fazer... nossa, nem se fala. Enquanto não conseguir férias (que terão de ser combinadas com as férias da universidade), os folders dos lugares que quero conhecer vão enchendo minha gaveta. Essa viajada anda viajando muito, muito menos do que gostaria.

O fato é que realmente não consigo gerenciar meu tempo, por mais que organize em checklists as tarefas diárias. Isso acaba dando uma sensação chata de que as quinze horas livres do dia viram em nada! Então se alguém souber de algum cursinho efetivo de gerenciamento do tempo (gratuito, rs) me indique! Até porque essa concepção de que se vive para trabalhar não é comigo, seguramente.

Em certos momentos penso que deveria ser mais como uma amiga minha que nunca rejeita convites para fazer qualquer coisa com amigos. Convidou, ela tá dentro! Se depois haverá ressaca em dia útil, se vai ficar cansada, se vai ter que correr com as tarefas, é outro papo. Mas ela vai!

Acho que é isso que resolve: fazer as coisas mais no impulso do que na razão. Até porque quem pensa não casa, sempre disse minha mãe!

Um comentário:

  1. Um bom banho - especialmente para nós, mulheres - é um ritual demorado e indispensável para colocar em dia a beleza. Estou falando daquele banho com esfoliação, hidratação nos cabelos, óleo sobre o corpo, tônico facial, secador...

    Olha, ainda bem que vocês não tem tempo pra isso, senão, iria justamente os dois terços do dia so nesse processo, porque sem tempo vão umas 3 horas fácil fácil!rs


    Sobre o curso, acho que tem livros por aí... nem sei se você tava falando sério, mas posso até ver se tenho algum desses em pdf (tenho quase uma bbiblioteca em pdf)

    Pra nós de TI tempo é meio louco e Murphy impera nessa área.
    Beijao

    ResponderExcluir